sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Como comprar dólar na Argentina?



O governo Argentino restringe a cada dia a compra de dólar para os argentinos (que agora devem pedir autorização prévia para a AFIP (a Receita Federal deles). Já para estrangeiros, é mais que uma restrição, é quase uma proibição!

O que acontece é que a maioria dos alugueis aqui na Argentina são calculados em Dólar (veja no post COMO ALUGAR APARTAMENTO EM BUENOS AIRES) . Você até pode negociar para pagar em pesos, mas sempre eles fazem o cálculo em dólar e, o pior: do dólar paralelo (já que para eles também está difícil comprar dólar).

VEJA AQUI a cotação do Dólar Paralelo na Argentina (atualizada diariamente!): http://www.preciodolarblue.com.ar/

Esses dias nós fomos comprar dólar e passamos por 5 casas de câmbios, não se podia. Aí perguntamos se havia algum jeito de um estrangeiro (só com a precária e com o CUIL e passaporte, sem o DNI) comprar dólar. A resposta foi simples e seria engraçada, se não fosse trágica: "só com um milagre!"

Tirando aquelas pessoas que "vendem" dólar na Rua Florida (a um preço bem mais alto que a cotação real, claro!), há somente uma única forma de um estrangeiro comprar dólar na Argentina hoje em dia: Lembram aquele comprovante que te deram quando você trocou seus ricos reaizinhos por pesos argentinos? Então, ELE É A SUA SALVAÇÃO!!!! Você pode comprar dólar com esse comprovante de que você trocou moeda estrangeira por moeda local. Mas só o equivalente em dólar ao que você trocou seus reais por pesos.
Exemplo: Troquei R$1.000,00 e me deram $ 2.300,00 pesos. Veja a cotação do dólar e veja o quanto $2.300,00 pesos pode comprar de dólar.

Para ver a cotação, acesse o site: www.dolarhoy.com.ar

Pergunta: E se eu perdi, rasguei, joguei fora esses comprovantes?????

R: Aí já era! Não tem outro jeito. Ou você compra dos caras que ficam falando "câmbio, câmbio, câmbio" na Calle Florida, ou paga a cotação que o proprietário do imóvel estipular. Claro que você pode negociar com ele, mas saiba que os Argentinos não são tão flexíveis na hora de negociar... =]

Pergunta: E a alta do dólar no Brasil???
R: O Brasil não é bobo nem nada e está tomando as medidas para manter um dólar num valor ideal para sua economia (que acredito ser na casa dos R$ 2,00 por dólar). Isso é uma realidade e a nossa presidente já disse que vai interferir na cotação. Ou melhor, já está fazendo isso. Mas, mesmo com tudo isso, pode ter certeza que vale MUITO mais a pena comprar dólar no Brasil do que aqui. Em relação a valores e em relação à dor de cabeça que você terá aqui.

Enfim, se conhece alguém que está vindo do Brasil, peça para essa pessoa trazer alguns dólares pra você! Acho que a melhor dica é essa.

Existe também a empresa Moneygram (https://www.moneygram.com/MGI/ES/AR/Market/Market.htm?CC=AR&LC=ES) em que alguém deposita em reais para você no Brasil e você pode sacar em dólar em alguns poucos caixas aqui de Buenos Aires. Mas, óbvio, o câmbio é totalmente favorável à eles.. E também não tem "agência" em qualquer cidade do Brasil. Porém é uma boa opção (melhor do que comprar na Rua Florida) ou pagar em pesos o equivalente em dólar à uma cotação altíssima!

Update: Há uns dias descobri que é possível sacar dólar em espécie (!!!) em Colônia del Sacramento, no Uruguai. Você só precisa ter um cartão de crédito brasileiro (não testei com o cartão argentino) e, óbvio, limite no cartão. As taxas são as mesmas para uma compra no exterior (IOF + tarifa de saque no cartão + cotação que o seu banco utiliza).

Não que compense ir até lá só para isso, mas se você estiver de viagem por aquelas bandas, vale a pena trazer uns dólares e vender no mercado negro daqui... Rsrs

Alguns esclarecimentos...



Pessoal, este post é bem direto e é só para esclarecer algumas coisas.

Quando fizemos o post SEM ASSESSORIA... MESMO!!! (você verá adiante), nós explicamos passo-a-passo como fazer TODA a documentação para estudar na Argentina sozinho (a). Sem "assessoria". Por este mesmo motivo o post se chama "SEM ASSESSORIA... MESMO!

Ocorre que, por já lidarmos com isto diversas vezes e por ser mais fácil para as pessoas, muita gente pede para que a gente faça os trâmites de documentação e matrícula nas Universidades da Argentina. E, sim, nós fazemos. Sem problema algum...

De graça? Não. Óbvio que não! Dá trabalho! Perdemos dias resolvendo coisas no MEC, outros no Ministério do Interior, sem contar os outros em outros órgãos (a burocracia aqui na Argentina é tão grande, ou maior, que no Brasil).

Também tentamos responder todos os emails possíveis, pois sabemos que, apesar das muitas informações que postamos no blog, as pessoas têm dúvidas. É normal, nós já tivemos. E, acreditem,  ninguém perdeu um segundo sequer respondendo nossos emails com nossas dúvidas e/ou nossas angústias.

Por isso tudo, por já ter vivido isso na pele e para que ninguém passe o que nós passamos antes de vir pra cá (por falta de informação) é que nós tentamos manter o blog sempre atualizado, com o máximo de informações possível.
Por escrever no blog nós não cobramos e nunca vamos cobrar nada. A informação está aqui, é só perder umas horinhas lendo os posts que você irá encontrar. Por responder mais ou menos uns 15 emails por dia (não importa de quem seja), nós também não cobramos nada.

A única coisa que cobramos é para fazer para a pessoa todos os trâmites relacionados à documentação e matrícula na universidade aqui na Argentina e sempre, sempre, sempre deixamos bem claro para as pessoas que nós temos uma assessoria, a Pegasus Assessoria. O valor pago é uma ajuda, e o preço cobrado é muitíssimo mais barato do que uma assessoria convencional cobra.
Na prática, a pessoa não precisa gastar nem o que gastaria vindo até aqui para trazer a documentação no MEC da Argentina pela primeira vez (porque são necessárias 2 idas ao MEC, fora os outros órgãos, como disse acima).

Quando combinamos o "serviço" que vamos prestar, combinamos tudo que está incluso nele e sempre, sempre cumprimos com o combinado! Nunca deixamos de fazer a matrícula de ninguém, de legalizar documentações seja aonde for, de marcar turnos, e tudo que nós sempre combinamos.

Afinal, o combinado nunca sai caro! Você combina aquilo que pode e está disposto a fazer, certo?
Pois bem. Na maioria das vezes, nós fazemos mais do que combinamos!

Por exemplo? Enviar relação com horários de ônibus do Aeroporto até a capital, o recorrido (percurso) e as paradas, horários de trens para outras cidades, relação de hotel e hostel da cidade, algumas vezes até buscamos as pessoas no aeroporto. Todas estas coisas são bem simples e, a maioria, a pessoa poderia encontrar em uma simples busca no Google...

Talvez por ser normal, fazermos tudo isso, algumas vezes as pessoas confundem as coisas e se sentem no direito de nos "exigir" que façamos outras coisas.

Lembram do que falei acima sobre combinado? Isto não está combinado, nunca esteve e nunca vai estar. Apesar de fazermos de bom grado, quando possível (época de provas, infelizmente, não é possível).

Apesar de mantermos o blog e a assessoria, somos estudantes de medicina. Nos importamos muito mais com os nossos estudos e nosso futuro do que com qualquer outra coisa. Contudo, mantemos o blog para que você, leitor, possa tirar o máximo de dúvidas e proveito possível. E se por algum motivo não quiser fazer os trâmites, temos a Pegasus Assessoria que poder fazer para você.

Um abraço, de coração.