quinta-feira, 24 de abril de 2014

Golpes aplicados contra estrangeiros em Buenos Aires



CUIDADO, é uma armadilha!!!!
O golpe foi assim: nossos amigos procuravam um apartamento, encontraram um LINDO, por um preço razoável (750,00 dólares) e a mulher pedia 1 mês de depósito adiantado para fazer a "reserva".
O problema é que ela fez essa "reserva" simplesmente para 15 (QUINZE) pessoas!!!!!!!! Imaginem o barraco que deu!!!

Ela só "alugava" o apartamento para estrangeiros, era muito atenciosa, mostrava o apartamento com muitos detalhes, falava até que iria ver o apartamento uma vez por mês para verificar se estava tudo em ordem...  Falava que ela era do interior e que teria que alugar o apartamento o quanto antes (essa conversa é muito comum)... Ela tinha um telefone de uma cidade do interior (a coisa mais fácil aqui na Argentina é comprar um chip de celular, ninguém te pede nenhum documento!). Na hora de dar o dinheiro para "reservar" o apartamento, ela dava um recibo com um número de DNI falso e o telefone do interior.

O e-mail da farsante é: BAIRESALQUILA@HOTMAIL.COM
E, pelo que nos disseram, ela tem vários nomes...  Paula, Gabriela, Daniela... Etc. e etc.

Por isso que eu disse no post anterior que tem que tomar MUITO cuidado em Buenos Aires. Como eu sempre digo, a Argentina pode até ser a "Europa" da América Latina, mas não deixa de ser um país de terceiro mundo, com uma economia enfraquecida, pessoas desempregadas... E, convenhamos, golpes existem em TODOS os lugares! Tem que ficar esperto...

Resolvemos listar para vocês alguns outros...

GOLPES MAIS COMUNS EM BUENOS AIRES
1 – Golpe das notas falsas/engano

Pagar o táxi com notas altas é uma fria!!! O golpe acontece quando o passageiro, ao pagar, dá uma nota de $ 100 pesos. O taxista recebe a nota e vira-se para frente em seu banco. Segundos depois, ele volta-se para o passageiro, dizendo que a nota é falsa (ou que tem um rasgo e que não pode aceitar). O passageiro, confuso, sente-se obrigado a pagá-lo novamente. Recebe a nota falsa e dá ao taxista outra nota, só então recebe o troco. O dinheiro que o motorista diz ser falso, no entanto, é verdadeiro – trocado no momento que o taxista se vira para frente.
Em variações deste caso, o taxista recebe os $ 100, vira-se para frente, troca a nota e diz que recebeu uma de $ 10. Ou afirma ter recebido duas de $ 2 quando a corrida custa $ 12; ou duas de $ 5, quando custa $ 15.
Procure sempre ter dinheiro trocado antes de pegar um táxi. Verifique bem o valor de suas notas e se elas são realmente verdadeiras ao receber e ao pagar alguém. As notas falsas geralmente são feitas grosseiramente, em papel sulfite. Procure identificar alguns detalhes como a marca d’água, a mudança de cor de azul para verde no número do canto superior da nota, os triângulos em relevo para a identificação por cegos e os desenhos dos bustos, também em relevo. Caso queira economizar tempo, compre uma caneta que detecta notas falsas.
No caso de ter certeza de estar levando um golpe, não deixe de reclamar. Mas vá com calma.
É sempre bom contar o dinheiro na frente do taxista, e mostrar a ele que as notas não são falsas na hora da entrega.

2 – Furtos e roubos na Calle Florida, no bairro La Boca, nos Bosques de Palermo...

Apesar de quase nunca serem violentos, esses golpes trazem um transtorno enorme para a pessoa (perda de passaporte, dinheiro, cartão, etc. e tal).

Na Calle Florida.... O que você deve saber é que tem MUITA gente! Se você fala português, é um alvo certo. Tem MUITO brasileiro lá, o problema maior é o cara achar que aqui é a Europa e não se preocupar com sua carteira, bolsa, mochila, etc...  Na Calle Florida é só ficar esperto e ter atenção (como em qualquer cidade grande do Brasil, por exemplo).

Em La Boca.... Você não deve se desviar do circuito "Caminito-La Bombonera". Eu, particularmente, adoro o Caminito, os restaurantes, as cores, o estádio do Boca, etc. Mas se você sair 2 quadras desse circuito, falando português ainda, terá uma probabilidade grande de ser assaltado.

Nos Bosques de Palermo.... Eu sei, o bairro é extremamente seguro, lindo, badalado e tal. O problema aqui é à noite!!! Muita gente vai para os bosques à noite (sempre tem festas, etc. e tal). Aí é que mora o perigo. Não estou falando para você não ir. Pelo contrário, é o máximo ir a uma batucada numa sexta-feira à noite em frente ao Planetário. O problema é ir SOZINHO ou de CASAL. Aí já era... 

3 – Outro golpe de taxistas em Buenos Aires, o da corrida com taxímetro desligado ou com preço fixo

Tenha em mente que táxi em Buenos Aires é barato!!! E pergunte ANTES DE ENTRAR NO CARRO quanto fica mais ou menos o valor para o lugar que você vai. Se ele te cobrar um valor superior a $80,00 pesos desconfie!!!! Claro que uma corrida pode ficar mais cara que $ 80,00 pesos (indo do Aeroporto de Ezeiza até o centro, por exemplo, fica uns 180 pesos), mas dentro da cidade, entre os bairros mais comuns, 70, 80.. Até 90 pesos (no máximo) é o suficiente.
Se você está indo para Buenos Aires pela primeira vez ou não sabe exatamente o preço da corrida de um lugar a outro, não arrisque: use sempre o taxímetro! Alguns taxistas dirão que cobram $ 25, $ 50, $ 100 por todas as corridas. Outros tentarão arrancar do turista um preço muito mais alto do que geralmente é cobrado. Nesse caso é fácil escapar, é só perguntar se eles trabalham como preço tabelado antes de entrar no carro. Se trabalharem, tchau e benção. Caso você esteja familiarizado com preços de corridas e for pegar taxi no Ezeiza com preço tabelado, sempre pergunte se a taxa de pedágio (peaje, em espanhol) está incluída. O Taxi Ezeiza (cuja “barraquinha” está localizada no próprio aeroporto) é uma boa escolha. A corrida é paga antes do embarque, evitando assim problemas com dinheiro falso, comparsas no banco do passageiro e choradeira de taxista. Além disso, se você ligar para a empresa um dia antes do seu check out, contratando o serviço de volta ao aeroporto, o taxi estará a sua espera no horário combinado – e a corrida ficará mais barata (mas só se você tiver usado os taxis deles na ida).
Também haverá aqueles taxistas espertinhos que desligarão o taxímetro.
Motoristas que dão voltas desnecessárias para chegar em um determinado lugar existem na Argentina, no Brasil e em todo o lugar. Novamente: não fique quieto nessas horas, mas seja cauteloso com o que irá falar.
Como evitar: Procure utilizar os serviços de empresas de taxi como a La Plata, os Radiotaxis e a Ezeiza, que são muito confiáveis e contam com motoristas cadastrados.

4 – Bons samaritanos que só querem ajudar os turistas (desconfie!)

Esse é o caso de algum bonzinho samaritano se oferecer para lhe ajudar a usar um caixa eletrônico (e pegar sua senha), a bater uma foto sua (e levar sua máquina), a segurar suas compras (e roubá-las), a te oferecer para te guiar por um caminho (e te assaltar), etc. Outro exemplo é como o caso de uma cidade brasileira, onde, em pontos estratégicos de turismo amarram em seu pulso a fitinha do Senhor do Bonfim (símbolo da cidade) sem sequer você perceber (de tão rápido) ou dizendo que não lhe custa nada, como sinal de hospitalidade. Aí você pensando que realmente não custa nada tenta ir embora enquanto a pessoa que amarrou a fitinha vai grudar no seu pé lhe fazendo pagar R$5,00 (dependendo da sua cara) por cada fitinha daquela, sendo que em outros locais, como no mercado, você pode comprar 50 unidades por R$1,00 e trazer como souvenir para toda a sua família.

5 – E, claro, como não poderia faltar: o golpe do Aluguel de Apartamento para Estrangeiro

Esse eu já citei lá em cima, quando iniciei o post. Mas vale a pena relembrar... O estrangeiro acha um anúncio em um site, jornal ou sei lá o que, prometendo um apartamento super bom, por um preço bacana. A pessoa pede um depósito só e quer adiantado, mas você só pode se mudar daqui não sei quantas semanas.. A pessoa é do interior e tem pressa em resolver tudo, fazer o contrato, assinar, etc. e etc...

No post anterior tem umas dicas de como alugar um apartamento com segurança!!!! Dê uma olhada. Sempre peça uma cópia do DNI da pessoa e peça para ver o DNI original para comparar com a cópia. Na hora que a pessoa te der um telefone, ligue nele e diga que é "só para ela gravar o seu número". Veja se o telefone é dela mesma. Peça o telefone do apartamento. Converse com os porteiros. Tenha cautela e lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição! rsrs

Vou repetir o que eu disse lá em cima: a Argentina pode até ser a "Europa" da América Latina, mas não deixa de ser um país de terceiro mundo, com uma economia enfraquecida, pessoas desempregadas... E, convenhamos, golpes existem em TODOS os lugares! É só ficar ligado que não acontece nada contigo aqui.

Com respeito a aluguel temporário, achei um apartamento que tem referencias em casos de precisar. Pode ver fotos em http://www.argentinatolet.com

Aqui, comentário de um rapaz que mora em Buenos Aires: 
“Sempre ouvi falar desta pretensão dos Argentinos em ser a "Europa" da América Latina, mas sinceramente de Europa aqui tem muito pouca coisa. O atendimento em serviços e comércio é péssimo. Poucos profissionais e sem educação. Os processos em órgãos públicos são muito mais burocráticos do que no Brasil e funcionam mal. Até no Mc Donald’s e B King os atendentes são grossos. Exceção é o Starbucks. Excelente nível de atendimento. É muito comum o atendente do comércio tentar te passar pra trás. Ou não devolve o troco e faz cara de peixe morto e começa a atender o próximo cliente até que você reclame do troco. Ou se você vai em uma padaria (paneria) ou coisa parecida, escolhe 5 produtos, a atendente cobra 6 e depois que você fala que foram 5, ela faz cara de que foi sem querer e cobra corretamente. Isso uma, duas, três vezes ai você percebe que não foi engano e sim uma tentativa de ficar com parte do dinheiro do caixa sem dar furo no mesmo. É comum também, as imobiliárias se negarem a deixar você ver o apartamento para alugar ou cobrar uma taxa de US$ 15 pra ver. Comida bem preparada não é comum na maioria dos restaurantes. Se quer o tradicional Bife de Chouriço com Purê ou Fritas, tudo bem, mas se quiser pratos bem preparados, vá em bons e relativamente caros restaurantes no Porto Madero. Aqui, os pedestres são menos respeitados que no Brasil (pelo menos em Londrina minha cidade), os motoqueiros são a raça ainda mais mal educada, só param sobre a faixa de pedestre e não respeitam ninguém e se você reclama, querem partir pra briga.”

Como alugar apartamento em Buenos Aires?



Dicas para você alugar um apartamento em Buenos Aires direto com o proprietário! (www.soloduenos.com.ar)

Lembram deste post Como mandar dinheiro para Argentina em que eu falei que os bancos são maus? Pois bem, agora, além dos bancos, pode anotar aí:
As IMOBILIÁRIAS também são más!

Sim, elas vão te prometer mundos e fundos e, no final das contas, não são nada daquilo. Sempre tem "alguma coisa a mais" no preço ou "alguma coisa a menos" no apartamento. Não são todas, mas, em geral, 99% das imobiliárias que nós conhecemos aqui de Buenos Aires são assim. E olha que a gente pesquisou heim?

Pergunta: Mas como fazer para alugar um apartamento em Buenos Aires, então?
R: Calma, há uma solução!
O que você tem que saber é que existem 2 tipos de alugueis aqui em Buenos Aires: com garantia e sem garantia. A garantia é uma espécie de "fiança". Você pode "comprar" uma garantia (existem bancos como o Superville, por exemplo, e até algumas pessoas que vendem estas garantias, mas fui atrás para ver e achei que, pelo preço, não compensa). Então...
Como alugar um apartamento em Buenos Aires SEM GARANTIA?
Para você alugar um apartamento aqui sem garantia (que é como a grande maioria dos estrangeiros que está na Argentina aluga imóveis) você vai ter que ter 3 coisas:

- Disposição (para procurar, fazer uma boa lista de aptos, ligar para todos, enfim... correr atrás)
- Disponibilidade (para ir visitar os apartamentos quando o dono puder mostrar)
- Dinheiro extra para pagar, no mínimo, um aluguel adiantado (pagar o  mês que você irá morar sempre adiantado, e não morar para depois pagar).

*** A dica de ouro é negociar direto com o proprietário !!! ***

Como???

Procurar neste site: www.soloduenos.com.ar

Como o próprio nome do site diz, teoricamente só os donos de apartamentos podem cadastrar seus apartamentos e aí você negocia diretamente com eles!

Pergunta: Para isso eu deverei estar na Argentina?
R: Sim, porque os imóveis do site são muito rotativos e ficam no site por pouquíssimo tempo. E, no mais, nenhum proprietário ficará esperando (com o imóvel vazio) você chegar do Brasil para vê-lo.
Porém, em minha opinião, é melhor você ficar 1 mês em algum lugar como uma residência estudantil (Onde morar em Buenos Aires III) ou um hostel (Onde morar em Buenos Aires II) e escolher seu apartamento com calma.
Veja bem, como eu sempre falo, por mais que, para alguns, pareça ser a "Europa" na América Latina, a Argentina não deixa de ser um país de terceiro mundo, que passou por uma crise e sua economia não está lá essas coisas. O que eu quero dizer é que existem "golpes" em todo canto do mundo e aqui não é diferente. Mesmo negociando diretamente com o proprietário, você tem que ser esperto e inteligente. Ler o contrato, mostrar para algum conhecido se está tudo em ordem, conferir o "inventário" (que é um check list com todos os itens do apto), sempre se comunicar por e-mail (para deixar as conversas registradas), pedir cópia do DNI do proprietário para anexar ao contrato. Pedir para ver o DNI para ver se é verdadeiro. Eu sei, nós, estrangeiros, não sabemos reconhecer um DNI falso, porém, mais adiante terá um post com uma foto de um DNI com algumas explicações básicas.

Sobre as imobiliárias...

Se você já mandou um e-mail para uma imobiliária daqui perguntando sobre um apartamento, muito provavelmente você recebeu a seguinte resposta:

"Infelizmente este apartamento já foi alugado, mas nos deixe seus dados e o quanto você está pensando em gastar para que nós procuremos algum apartamento que tenha o seu perfil".

Sim, a resposta é padrão! Pode ser com outras palavras, mas basicamente é isso que quase todas elas dizem.

Por quê? Simplesmente porque elas mentem! SIMMM, as imobiliárias mentem!!! Elas colocam no site vários apartamentos bons e baratos para chamar a sua atenção, na maioria das vezes, esses apartamentos não existem e, quando existem, não é o preço que está lá. Sempre tem alguma coisa que tem que pagar a mais (teve um que eu fui que me falaram que eu teria que pagar 300 pesos a mais devido às roupas de cama, toalhas, pratos e talheres... é o fim do mundo!!!)

Isso sem contar que geralmente a comissão delas são MUITO altas (2 aluguéis ou 20% do total do contrato + um depósito que "teoricamente" eles devolvem depois, mas que quase nunca devolvem ou descontam um monte de coisas) e, ainda, se você está alugando do Brasil, corre sério risco de alugar um apto sem calefação, ou com calefação quebrada, ou sem água quente (o que no inverno é um absurdo!), ou outra coisa mal... E descobrir isso só quando chegar aqui.

Depois iremos fazer um post só sobre imobiliárias (e nosso desgosto com todas elas), mas por enquanto a dica que temos pra passar é essa: alugar diretamente com o proprietário!

Obs.1: os apartamentos temporários normalmente já vêm mobiliados.

Obs.2: principalmente no primeiro ano, não vejo muito o porquê de fazer um contrato muito longo. Você ainda não conhece a cidade, não sabe muitas coisas... Acho que um imóvel temporário, mobiliado, mesmo sendo um pouquinho mais caro (óbvio), você só vai pagar pelos meses que ficar. Então, se pensa em voltar para o Brasil nas férias, é melhor fazer um contrato até dezembro, por exemplo.

Obs.3: Tudo isso se resolve com uma boa conversa...