sábado, 10 de agosto de 2013

Dúvidas I - Inscrições CBC

Pessoal, estou fazendo este post para tirar algumas dúvidas que eu tive até aqui e, creio que, muita gente tem (ou teve) também para fazer todos os trâmites sozinhos.
Como sempre, vou enumerá-las...

Então vamos lá:

1) Quero começar o CBC em 2014, quando devo começar a ver a documentação? R: Em março já pode começar, se ainda não começou CORRE! Porque, além de fazer a documentação, no Brasil, agora "para fazer a inscrição no CBC" você precisa estar com a documentação escolar validada pelo MEC da Argentina também. Não tem chororô, tem que estar tudo pronto no momento da inscrição (está bem claro no site do CBC)!

Obs.: antigamente não era assim, mudou em 2011! Então não adianta falar: "Ah... mas meu amigo fez de outro jeito...", mudou!

2) Mas qual o tempo que leva pra eu fazer TUDO (começando do zero)? R: O que acontece é o seguinte: toda a documentação (exceto o passaporte, que não é necessário) no Brasil demora, em média, em uns 45 dias pra ficar pronta.
O grande problema é essa mudança da inscrição do CBC. Como disse no post anterior (SEM ASSESSORIA II - MARCAR TURNO NO MEC) você precisará marcar turno no MEC da Argentina e pra fazer isso é um parto! Ainda assim, eles demoram cerca de 60 dias para devolverem a documentação!

3) Então eu precisarei ir no MEC Argentina na data que eu consegui marcar o turno? R: Teoricamente sim. Mas isso pode ser feito por terceiros.

4) Qual o tempo que demora para chegar a documentação daqui do Brasil até na Argentina? R: Se for Sedex, 7 dias. Caso não seja, a demora varia dependendo da localização no Brasil.

5) Hummmmmm... Então se eu preciso levar meus documentos escolares no MEC da Argentina em agosto e esses documentos demoram cerca de 45 dias para ficarem prontos aqui no Brasil, eu devia ter começado a ver isso tudo em... JUNHO??? R: É mais ou menos isso. Mas dá pra adiantar as coisas aqui no Brasil se você fizer tudo pessoalmente. Porém, terá que ir até Brasília e, consequentemente, gastar mais. Os prazos que eu coloquei é fazendo tudo via postal, gastando pouco. Indo pessoalmente eles ficam pronto mais rápido (no MRE, por exemplo, até 10 documentos eles saem no mesmo dia!). Ou seja, ainda dá tempo se você for rápido e tiver um dinheiro guardado!

6) Só posso fazer a inscrição do CBC aí na Argentina? R: Sim. No CBC as inscrições são presenciais. No UBA XXI pode fazer as inscrições pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário