sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Medicina na UNR em Rosário, outra opção!!!

Nem só de Buenos Aires vive a Medicina da Argentina...
A Universidad Nacional de Rosário (UNR) também pode ser uma ótima opção! Veja abaixo...
Uma das coisas que faz muita gente desistir de estudar na UBA é o período de 1 ano que dura o CBC... E se você não passar em uma matéria: FUUUUUUUUUUUUUUU... Só vai entrar na Faculdade de Medicina depois de 2 anos... Isso se no segundo ano de CBC você passar na matéria que tinha tomado pau. Senão: 3 anos... E assim por diante.

Desde que estou aqui em Buenos Aires eu fiz muitos amigos e, destes amigos que fiz, muitos falam sobre uma tal Universidade Nacional de Rosário, em Rosário (província de Santa Fé). Eu resolvi ver de perto como funciona a Medicina desta faculdade e me surpreendi (pelo lado positivo!).
A UNR é uma ótima Universidade e o procedimento de ingresso à Facultad de Ciências Médicas, chamado MIU (Módulo de Inclusión Universitária), é muito mais fácil que o CBC. Fora que você já entra no primeiro ano da faculdade. E sem contar também que o custo de vida de Rosário é mais em conta que o de Buenos Aires!
Muitas coisas boas, né?

Então por que eu estudo na UBA???
R: É simplesmente uma questão de escolha. A UBA é, indiscutivelmente, a melhor Universidade da Argentina. Mas isso não quer dizer que não existam outras Universidades boas, oras! É como você falar: "Ah, mas por que você estuda na USP e não na UFRJ ou na UFMG?" Uai, todas são ótimas Universidades brasileiras, mas a USP é indiscutivelmente melhor (ou mais reconhecida) que as outras!

E como é o procedimento de ingresso na UNR???
R: A documentação necessária é exatamente a mesma que você precisaria para entrar na UBA porém, ao invés de você se inscrever para o CBC, você se inscreve para o MIU (Módulo de Inclusión Universitária).
Mas o que é esse tal de MIU??? Eu preciso dele para entrar na UNR???
R: SIM, você precisa frequentar o MIU (Módulo de Inclusión Universitária) para entrar na UNR, porém não há provas. É como se fossem aulas explicativas para todos que vão cursar medicina, enfermagem e fonoaudiologia na UNR.

Qual é a diferença entre o CBC e o MIU?????
R: Basicamente, o CBC dura 2 semestres e você precisa aprovar em todas as matérias para poder ingressar na Faculdade de Medicina da UBA.
Já o MIU dura cerca de 3 meses e só exige a sua presença: você tem que ter 100% de presença, senão está fora da Universidade!
 
Quanto tempo dura o MIU e como funciona?
R: Já disse: cerca de 3 meses! São 12 "encontros" obrigatórios e você não poderá faltar em NENHUM deles.
Os 3 primeiros encontros são semanais e geralmente acontecem em NOVEMBRO e DEZEMBRO, já os 9 restantes são realizados 2 vezes por semana, nos meses de FEVEREIRO e MARÇO. Ou seja, você terá somente o mês de janeiro de férias!

O que se "aprende" nesses encontros do MIU???
R: O MIU não vai tratar de qualquer tema de biologia, nem física, nem de química, nem de anatomia ou algo do tipo. Será visto temas como Tratados relacionados com a Saúde, Textos sobre Educação Pública, Saúde Pública, Conceitos de Saúde, Conceitos de Doenças e essas coisinhas.
Mas esses encontros são para "discutir" estes temas... Pode ter certeza de que haverá muita conversa neles!!!
 
Então é fácil fazer medicina na UNR???
R: Calma!!! Nem tudo são flores... Para entrar em Medicina na UNR é realmente muito fácil. Nem se compara com a UBA ou outra universidade pública argentina. Mas o "problema" é para sair de lá. Tenha em mente que você terá que estudar MUITO!!!
E não é só isso, a UNR não tem o mínimo de horas exigidas pelo MEC para fazer o exame de revalidação... Vale a pena se ligar nisso.
 
Por que você está falando isso???
R: Porque o método de ensino da Med. da UNR é um pouco diferente da maioria das faculdades da Argentina e do Brasil. É um método canadense que se chama PBL (Problem Based Learning). Neste método você estuda o caso clínico antes de vê-lo. No Brasil, temos a UEL (Universidade Estadual de Londrina) que utiliza o mesmo método! Dê uma procurada no www.google.com e veja como funciona...

... Mas se você estiver com preguiça de procurar no Google, eu vou colocar um vídeo que encontrei no youtube de um aluno da UNR explicando como é o procedimento lá: http://www.youtube.com/watch?v=r2rQoeemPaQ&feature=player_embedded
Créditos ao Leandro Vieira, que gravou e postou o vídeo no You Tube, nos dando uma grande ajuda!



Do mais, Rosário é uma cidade diferente de Buenos Aires. É uma cidade totalmente universitária, com quase 1 milhão e 200 mil habitantes, com um rio (Rio Paraná) que é muito lindo e, nos dias de sol, todos vão curtir as "praias" do rio. Há muitos bares em volta do rio também e há outras faculdades (particulares) em Rosário. A cidade fica cerca de 300km de Buenos Aires e tem trens partindo de B.Aires para lá toda hora.

É uma opção a mais para quem pretende estudar Medicina na Argentina. Já nos inteiramos de todos os detalhes dos trâmites e também temos parceiros lá.

131 comentários:

  1. mas e depois o metodo de ensino?? na Unr eles usao o PBL.
    Qual seria melhor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente prefiro o método de ensino da UBA. Mas nem UNR nem UBA tem o método de ensino das faculdades do Brasil, e no começo é um pouco difícil para se acostumar. Mas é uma questão de tempo e força de vontade.

      Excluir
    2. BOM DIA THIAGO, PASSA SEU WATZAPP, ESTOU QUERENDO IR FAZER MEDICINA NA UNR.
      MEU WATZAP E 6384361436

      Excluir
  2. Olá, gostaria de saber em que mês eu devo começar a selecionar os documentos para inscrição na UNR? Sei que a inscrição começa em Outubro. Ainda estou no Brasil. Gostaria de ir para a Argentina a partir de julho. Obrigada.
    e-mail: gabriela.ematsu@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que comece agora pq todo o processo do MEC daqui demora uns 2 meses e meio...(desde o agendamento de turno até a validação do histórico)
      E para fazer os tramites daqui precisa estar com tramites dai tudo ok... então já começa enviando seus documentos ai e na madrugada do dia 01 de julho abre agenda para vc marcar turno no MEC Argentina em agosto... ai em setembro vc já pega seu histórico e espera pra fazer a matricula na UNR...
      Qualquer duvida é só falar...

      Excluir
    2. Obrigada Thiago. Você poderia me passar especificadamente os processos de enviar os documentos para o MRE? Ficou confusão no site a relação de documentos, parece que tem que enviar declarações?

      Obrigada.

      Excluir
    3. Oi Gabriela, td bem?
      esta td nesse link: http://medicinanaargentina2014.blogspot.com.ar/2013/05/documentos-4-ministerio-das-relacoes.html
      Mas me add no face e eu vou te explicando passo a passo pq esse processo é um pouco complicado mesmo.
      https://www.facebook.com/medicinanaargentina2014
      https://www.facebook.com/thiago.lima2013

      Excluir
    4. Me disseram que para a UNR eu teria que esperar até novembro, porque senão os documentos vencem. Mas se eu fizer o MIU janão garanto a vaga?

      Excluir
    5. As inscrições para o MIU geralmente iniciam na segunda semana do mês de novembro, tendo uma semana de período de inscrição, porém cada dia da semana é designado por letra inicial do sobrenome das pessoas que obtiveram turno online.
      Você pode iniciar as aulas normalmente sem ter feito o MIU, mais o terá que cursar na metade do ano, exclusivo para os que estão cursando e ainda não aprovaram o MIU, pois sem ele você não pode fazer as provas parciais e a final do primeiro ano.

      Excluir
  3. "E não é só isso, a UNR não tem o mínimo de horas exigidas pelo MEC para fazer o exame de revalidação... Vale a pena se ligar nisso."
    Vc poderia me explicar melhor isso?
    Entao eu nao poderia fazer o revalida? estou interessado em entrar no curso da UNR e estou com essas duvidas, obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago que eu saiba a UNR não tem mesmo as horas que o MEC exige mas, segundo uma amiga que estuda na UNR isso não interfere porque o pessoal consegue fazer o Revalida mesmo assim, o que importa é passar no exame.
      Particularmente, acho estranho o MEC fazer uma exigencia de carga horaria e na prática não implicar em nada.
      Não conheço muito bem os procedimentos da UNR mas vou continuar pesquisando e quando conseguir alguma informação mais confiável faço um novo post.

      Excluir
    2. Olá Thiago!
      Vou esse ano ainda para Rosário, cursos Medicina na UNR. Estou fazendo tudo através de uma agência, porém tenho uma dúvida sobre como complementar a carga horaria que falta... A agência me informou que na Universidade eu poderia me informar para fazer cursos extras, mas não souberam me dizer se tem cursos extras. Você sabe sobre algum curso extra dentro da faculdade ou o que posso fazer para preencher essas horas? Agradeço desde já!

      Excluir
  4. ola thiago queria muitol estudar na uba ou unr mais estou na duvida e queria saber se consigo fazer todos os tramites sem procurar uma assessoria paga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane td bem?
      consegue sim, eu vim sem assessoria e fiz todos os trâmites sozinho. Estudo na UBA. Aqui no blog tem todas as informações necessária. Se você quiser pode começar por aqui:
      http://medicinanaargentina2014.blogspot.com.ar/2013/04/compare-uba-com-outras-universidades.html
      e o primeiro passo para os trâmites de documentos:
      http://medicinanaargentina2014.blogspot.com.ar/2013/04/documentacao-i-rg-atualizado.html

      Excluir
  5. Boa tarde, Thiago!

    Estou indo morar em Rosário, pq teho dois primos que já estão lá. Eles estudam na UAI, eu prentendo ir pra UNR ( curso de medicina), o que vc aconselha, a UAI é melhor do que a UNR, tenho muitas dúvidas sobre qual faculdade cursar. Eu tenho que ter essas informações logo pra começar a entregar os documentos.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aryanne!
      Olha, dizer se a UAI é melhor que a UNR é difícil porque cada uma tem suas qualidades e suas falhas. Até onde sei, a UAI é a que chega mais próximo do método de ensino brasileiro. Aquele jeitinho tradicional do professor explicar TUDO e depois o aluno estuda, faz exercícios e aulas práticas... com isso a quantidade de brasileiros estudando nela é muito! Outra coisa que chama a atenção: depois da Barceló é a universidade particular mais barata. Porém, não tem a quantidade de horas que se precisam no Brasil.
      Espero ter ajudado...
      Abraço

      Excluir
    2. Boa tarde Thiago,
      Ontem me falaram que a UNR não tem aulas normais, o aluno estuda em casa, isso procede?

      Teria como vc entrar em contato comigo, vc faz essa assessoria?

      Pretendo ingressar na faculdade esse ano ainda!

      Obrigada por ter me respondido tão rápido...

      Excluir
    3. Na verdade não é bem assim. A UNR é como a UBA e qualquer outra faculdade aqui (com exceção da UAI), onde o aluno deve estudar em casa e ir pra aula tirar dúvidas. Isso não significa que não tem aula. Os professores estão lá todos os dias e fazem chamada... mas a explicação deles é bem resumida, é só um complemento do que o aluno já estudou em casa. É assim pq é muito conteúdo e não dá tempo de passar tudo em aula...
      Eu faço serviços de assessoria sim, é claro que cobro bem menos.. me manda um email (thi-thi2@hotmail.com) e falamos melhor. Você pretende começar a estudar em dezembro?

      Excluir
  6. Oi Thiagoooooooo, que blog legal! parabens!!!
    Bom, estou terminando a faculdade de Biomedicina no Brasil e pretendo fazer Medicina ano que vem na argentina.
    Mandei email pra UBA pra perguntar se sendo portadora de diploma da preu aliminar materias e a resposta foi: Luego de hacer la revalida de tu titulo pode inscribirte como graduada, te envio información a continuación.
    Eximición de asignaturas del CBC para graduados
    Para solicitar la eximición de asignaturas del CBC, el graduado deberá presentar original y fotocopias legalizadas del diploma universitario y del certificado de estudios secundarios en la Dirección de Títulos y Planes, oficina 6.
    Luego de completar un formulario, se le entregará un talón para presentar en el Ciclo Básico Común (Ciudad Universitaria, Pabellón III, PB, Oficina de Pases, Equivalencias y Graduados) junto con una foto 4x4 y el DNI (original y fotocopia de las dos primeras páginas).
    Con este trámite obtiene automáticamente el reconocimiento de las dos materias obligatorias del C.B.C. (Introducción al Pensamiento Científico e Introducción al Conocimiento de la Sociedad y el Estado). Si la carrera a cursar es de la misma área disciplinar que la carrera de origen, se reconocen además las dos materias correspondientes al área. Las dos materias restantes, de haberlas cursado en otra universidad, podrán solicitarse por equivalencia presentando el certificado de aprobación y el programa por el que las cursó debidamente legalizados.
    Aquellos graduados de la UBA que ya tengan completo el CBC deberán dirigirse directamente a Ramos Mejía 841, CABA, Oficina de Pases, Equivalencias y Graduados, y pedir un cambio de código de carrera para poder cursar las materias que sean necesarias. Las únicas excepciones son los graduados de cualquier carrera de Ciencias Económicas o aquellos que quieran cursar una carrera de Ciencias Económicas, que deben realizar el trámite en la Dirección de Títulos y Planes.

    O QUE ISSO QUER DIZER EXATAMENTE? hahahahhahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary, td bem?
      Obrigado por gostar do blog, da um trabalhão manter isso, trabalhar e estudar....rsrsrsrs
      Esse email está dizendo que vc deve validar seu diploma para poder eliminar matérias do CBC. O CBC é composto de 2 matérias obrigatórias para todos os cursos, (Sociedad y Estado y Pensamiento Científico), 2 matérias de acordo com a orientação da carreira (Medicina está na área Biológicas aí entra Matemática e Química) e 2 matérias especificas da carreira escolhida (no caso de Medicina: Biofísica e Biologia). No seu email já esta confirmando q serão eliminadas as 2 obrigatórias (Pensamiento Científico y Sociedad y Estado) e pode eliminar as 2 da carreira (Biologia e Biofísica pq provavelmente vc já cursou elas em Biomedicina). As outras 2 (Matemática e Química), se estão na sua grade de Biomedicina, podem ser eliminadas apresentando um certificado de aprovação. Se não tiver na sua grade, infelizmente tem q faze-las no CBC para depois ingressar na carreira de Medicina.
      Deu pra entender ou ficou meio confuso? rsrs
      Abraços

      Excluir
    2. Thiago vc como enfermeiro conseguiu eliminar o cbc?

      Excluir
  7. Olá Tiago parabéns pelo seu blog estar ajudando muita gente. Tiago tenho um sonho desde criança que e ser medico. Mais quero ser neurocirurgião ai forma neurocirurgião ou tem faculdade próximo aguardo a resposta grato

    ResponderExcluir
  8. Olá Tiago parabéns pelo blog. Quero ser medico é um sonho que tenho desde criança. Maus quero ser um neurocirurgião, ai forma neurocirurgião, tem universidade próxima que forma ? Aguardo a resposta grato

    ResponderExcluir
  9. Eu sou economista para mim eu so vou gastar com transporte alimentação e alojamento. Mais para uma pessoa igual eu quanto é por mês ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gastar somente com transporte, alimentação e moradia, deve ser un gasto de aproximadamente 3 mil pesos mensal. Mas esse valor muda de acordo com a moradia...

      Excluir
  10. Olá Thiago, tenho uma irmã que faz medicina na UBA e estou no cursinho pra med tambem, estou pensando em ir agora no meio do ano pra Buenos Aires, sabe me informar alguma faculdade boa lá exceto a UBA e que de preferencia eu consiga começar os cursoso como o CBC ainda este ano? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma opção que os brasileiros escolhem muito é a Barceló ou UAI. Mas não sei dizer se vc consegueria estudar ainda esse ano pq já esta muito em cima, não dá tempo para fazer os trâmites.
      Abraços

      Excluir
  11. Quais documentos são necessários para ingressar na UNR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os mesmos exigidos pela UBA:
      RG Atualizado - com menos de 10 anos da data de emissão e em bom estado de conservação.
      Certidão de Nascimento Atualizada - se a sua tiver mais de 6 meses (maioria das vezes) fazer o pedido de uma copia atualizada no cartório onde foi feito o seu primeiro registro de nascimento.
      Certidão de Casamento Atualizada - Se for casado.
      Carteira de Reservista - Para homens.
      Histórico de Ensino Médio e Certificado de Ensino Médio (esse certificado geralmente esta agregado no final do seu histórico escolar). Em alguns casos ele pode estar separado.
      Obs: Se por algum motivo você não encontrou ou perdeu esses documentos e só você ir ao colégio onde cursou o ensino médio e solicita-los novamente.

      Excluir
  12. Thiago, bom dia!!
    Primeiramente, 1000 vzs parabéns pelo blog, é uma excelente iniciativa!!

    Bem, pretendo estudar medicina na UNR, Mas estou perdidinha quanto aos tramites. Sei que esse ano não consigo iniciar, correto?? E antes de ir o que devo fazer aqui do Brasil, devo procurar o Mec daqui para que eles me forneçam uma declaração para eu apresentar na UNR??
    Desculpa, mas estou realmente perdida.

    Meu e-mail para resposta: PAULINHA_OLIVER_99@HOTMAIL.COM

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Agora sim, depois de 30 tentativas consegui postar.... rsrsr

    ResponderExcluir
  14. oii, entaao gente...quero muito ir fazer medicina na UNR.
    Ja pesquisei muitas coisas, entrei em contato com umas empresas e tal...
    mas ainda estou um pouco confusa sobre isso tudo na pratica!!!
    queria saber se tem alguem que quer ir tambem, ou que pretende ir, ou ate que ja foi e que possa me ajudar!!

    outra coisaaa!!!
    https://www.pt.org.br/medicos-brasileiros-tem-diploma-reconhecido-no-mercosul/

    em 2015 vai começar uma nova lei que diz que todos medicos formados no mercosul, nao precisarão fazer mais a prova do Revalida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é q em 2015 vai começar uma lei. O ministério dq saúde aprovou uma emenda q dentro de 8 meses os países do merco sul, terão q unificar as matérias para os formados de argentina, brasil, Paraguai e Uruguai terem livre acesso a trabalho. Me add no whats, irei em outubro pra rosário. +5513996309993

      Excluir
    2. quero fazer medicina na UNR, estava com medo pois dizem que lá nao tem as horas exigidas pelo MEC pra fazer o revalida, mas com a nova lei nao vai mais precisar certo? se tiverem uma informação precisa me mandem um gmail,. fabricio.sousa157@gmail.com

      Excluir
  15. Galera alguém poderia me informar se é realmente necessário o carimbo do mec no histórico? Uns alunos dizem que se tiver o carimbo da secretaria de educação já serve. Whats: +5513996309993 Gustavo Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba o MEC daqui nao convalida se faltar esse carimbo.

      Excluir
  16. Eu tbm estou querendo ir para unr em 2015! Add meu whatss ai +556496953541 rafael

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, gostaria de saber se não possuem o mesmo medo que eu de ir fazer medicina e não conseguir voltar para o Brasil. Como lidam com isso?

    ResponderExcluir
  18. Estou querendo ir estudar medicina na argentina, mais não sei em que faculdade, queria saber se alguem vai no inicio de 2015 e pra onde ?

    ResponderExcluir
  19. Olá thiago sou graduada em enfermagem, gostaria de saber se tenho algum beneficio ou reducao da grade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS
      Para os profissionais da área da saúde ou estudantes de medicina que desejam solicitar equivalência de matérias, serão necessários os documentos listados abaixo. Lembrando que a UAI aceita equivalência e a UBA ainda não confirmamos se continuam aceitando.

      1. Toda a documentação descrita anteriormente, inclusive os documentos do ensino médio.

      2. Declaração do Reitor da faculdade em papel timbrando, atestando que o aluno se formou ou esta cursando medicina. (reconhecer firma da assinatura do reitor)

      3. Conteúdo programático do curso com a descrição de todas as matérias aprovadas, carga horária e certificado de notas de cada matéria.

      4. Carta redigida pelo aluno listando todos seus dados pessoais e motivo pelo qual deseja transferir para o curso de
      Medicina na Argentina. (reconhecer firma da assinatura)

      5. Encadernar todos os documentos citados nos itens 2 e 3 seguindo a mesma ordem.

      Excluir
  20. Bom dia, estou a concluir a graduação de enfermagem e gostaria de saber se existem "benefícios", como por exemplo, exclusão de matérias e períodos, pois o que se dá para perceber, tem muitas matérias que são equivalentes com a minha grade, como por exemplo, saúde publica e as convencionais como em qualquer curso da área da saúde. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EQUIVALÊNCIA DE MATÉRIAS
      Para os profissionais da área da saúde ou estudantes de medicina que desejam solicitar equivalência de matérias, serão necessários os documentos listados abaixo. Lembrando que a UAI aceita equivalência e a UBA ainda não confirmamos se continuam aceitando.

      1. Toda a documentação descrita anteriormente, inclusive os documentos do ensino médio.

      2. Declaração do Reitor da faculdade em papel timbrando, atestando que o aluno se formou ou esta cursando medicina. (reconhecer firma da assinatura do reitor)

      3. Conteúdo programático do curso com a descrição de todas as matérias aprovadas, carga horária e certificado de notas de cada matéria.

      4. Carta redigida pelo aluno listando todos seus dados pessoais e motivo pelo qual deseja transferir para o curso de
      Medicina na Argentina. (reconhecer firma da assinatura)

      5. Encadernar todos os documentos citados nos itens 2 e 3 seguindo a mesma ordem.

      Excluir
  21. Parceiro parabéns pelo conteúdo, muito informativo.
    Gostaria de tirar um dúvida.
    Estou pretendendo ir, gostaria de saber se após eu conseguir ingressar na UNR eu conseguiria após um certo tempo transferir para outra faculdade? a UBA por exemplo?? ou para um particular aqui no Brasil?

    preciso muito saber disso.
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode transferir sim, mas saiba que é muito difícil. Para transferir para a UBA terá que fazer o CBC primeiro e depois continua onde parou e para universidades do Brasil é quase impossível, pois a cota para transferências é quase nada e eles põem muitas barreiras.

      Excluir
  22. Thiago, onde consta essa informação de prazo de seis meses da certidão de nascimento? E qual parte do site da faculdade?
    Obrigada
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site não consta essa informação, mas o Consulado não reconhece Certidões com mais de 01 ano. Não precisa mais ser de 6 meses, aumentaram o prazo.

      Excluir
  23. Já sou formado em odontologia com especialização pela USP de Bauru. Mas tenho vontade de fazer medicina na Argentina em Rosário. Quais são as possíveis dificuldades que encontrarei? Obrigado. E excelente a iniciativa do site.

    ResponderExcluir
  24. Oi Thiago, em primeiro lugar parabéns pelo blog. Me ajudou muito, e tenho certeza de que ajuda muitas outras pessoas!

    Eu curso Enfermagem numa universidade federal aqui no Brasil, mas estou com planos de ir cursar Medicina ai na Argentina.
    Gostaria de saber se a UNR abre turmas que iniciam no 2° semestre. Caso não abra, não daria mais tempo de eu ingressar numa turma que inicia agora no primeiro semestre de 2015 né?
    Você também comentou que lá eles não tem as 7200 horas exigidas pelo MEC, mas você sabe me informar se eles tem algum curso ou aulas que complementam essa carga? Pois várias pessoas me disseram que muitas universidades ai na Argentina não dispõe das 7200 horas, mas geralmente oferecem cursos ou aulas complementares para preencher a carga horária, de forma que o aluno possa realizar o Revalida. Você sabe me informar se eles tem algo do tipo?
    Outra coisa, vi em um dos comentários que você realiza assessoria, gostaria de mais informações sobre isso. Se possível me mande um e-mail em jennefer,leles@gmail.com

    Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jennefer!
      Te enviei um e-mail.
      Abraço!

      Excluir
    2. Oi Thiago, tudo bom?
      Não recebi seu e-mail. Não sei se você copiou e colou do comentário que eu havia postado, mas só agora percebi que coloquei uma vírgula no lugar do ponto.
      Se você puder me reenviar, o email correto é jennefer.leles@gmail.com

      Obrigada!

      Excluir
  25. quero fazer medicina na UNR, estava com medo pois dizem que lá nao tem as horas exigidas pelo MEC pra fazer o revalida, mas com a nova lei nao vai mais precisar certo? se tiverem uma informação precisa me mandem um gmail,. fabricio.sousa157@gmail.com

    a thiago vc é d+ cara, exclareceu muitas duvidas!!!! valeu

    ResponderExcluir
  26. Olá Thiago! Ótimo suas informações, eu gostaria de saber se na UNR as avaliações tbm são realizadas de forma escrita e oral e se ao final do ano caso não alcance a pontuação necessária repete o ano todo?
    e-mail - wagner@brasulbebidas.com.br
    watsap - 3791022394

    ResponderExcluir
  27. Oie Thiago! olha é a primeira vez quer vou morar em outro pais e tenho muitas duvidas em qual UNIVERSIDADE quer devo escolher ate porque eu nao sei qual é alojamento tambem que devo escolher.
    Thiago tem alguma universidade com alojamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma universidade com alojamento, o que a maioria dos estudantes fazem é dividir apartamento ou alugar quarto de hostel ou república.

      Excluir
  28. oi Thiago, estou aqui em Buenos aires com minha filha,ela veio pra fazer medicina na UAI, mas estamos asustadas com o idioma ,ela ta com medo de não aprovar na prova de idioma,o que vc sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O idioma geralmente em 2 meses se aprende, seria bom também fazer um curso básico, existem cursos de espanhol gratuitos.

      Excluir
  29. Olá Thiago,
    Gostaria de saber se tem ingresso para a UNR no 2º semestre ( meio do ano). Pois decidi ir para Argentina esse ano, quando pesquisei já tinha passado as datas das matriculas.
    E quando é mais ou menos que começa as datas das inscrições?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  30. ola Thiago, vou pra UBA agora em Março e queria saber se as provas do CBC são muito dificeis, você sabe onde posso encontrar algumas provas para poder dar uma olhada? você conseguiu fechar todas as materias em um ano?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Você encontra modelos de provas no site altillo.com.ar
      Procura por parciales.
      Abraço

      Excluir
  31. Olá Thiago
    Em quanto tempo você foi aprovado no CBC? É muuuuuuuuuuuito difícil mesmo?

    ResponderExcluir
  32. Olá Thiago, estou pensando em ir embora, porém tenho que trabalhar e estudar, você poderia me dar uma opinião sobre faculdades e trabalho por ai, sou técnica em enfermagem na minha cidade. Muito obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  33. ola gostaria de saber como faz com a carga horaria já que no brasil o MEC diz que temos que ter no minimo 7200 para o revalida, e a UNR só tem 5,900 de carga horaria,
    e ai como ficamos ?? o que fazemos ?? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      É só fazer um curso complementar ou as matérias opcionais para aumentar a carga horária.

      Excluir
    2. Thiago gostaria de fazer medicina na UNR é queria saber como funciona os trâmites da documentação para ingressar na faculdade.
      É também como eu encontro um apartamento bom e não tão longe da faculdade em Rosário.

      Excluir
  34. Olá Thiago, tenho Mto interesse em ir ainda esse ano. Me formo agora em agosto em fisioterapia, concluindo aqui, pretendo já ir!
    Estou certa de que vou pra unr, queria Sercomtel para que possamos ver com relação à sua assessoria!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Ei irmao ...
    Poderia me mandar os documentos necessarios para a unr... Qero ir mais minha esposa sou do maranhao em qual cartorio devo organizaros documentos... Me der uma orientacao....

    ResponderExcluir
  36. Thiago sou filha de Argentina e vou esse ano! Tenho dúvidas sobre as faculdades! Estou pensando na UNR, gostaria de saber se lá eliminaahetias pois sou formada em
    Biomedicina e tenho 3 pos graduações! Estou um
    Pouco perdida!
    Vou começar a pedir a papelada no meu se puder Tbm me ajudar ficarei mto grata!
    Gostaria mais de saber quais são as faculdades que eliminam
    Materia!
    Meu e-mail stefanigil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Beleza!!!! Thiagoooooooo.
    Cara.. tudo certo!!!!!!! Poderia falar um pouquinho das avaliações feitas no decorrer do curso de medicina na unr e na uba? Li alguns post que as provas são orais? São durante o curso todo? Matérias específicas?

    ResponderExcluir
  38. Thiago,
    Bom Dia!

    Tenho interesse, em contratar sua consultoria para cursar Medicina.
    Por favor, me adiciona no whatzapp 55 73 9148 6060 e-mal: michelle_franca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, Thiago. Vou fazer faculdade de medicina na Argentina, porem estou em duvida entre a UBA e a Rosário. Gostaria de optar pela Rosário por ser apenas 6 anos e não 7 como na UBA e também por ser mais "fácil" para entrar. Mas como não tem a carga necessária exigida no Brasil, terei que fazer cursos complementares, certo? Minha duvida é, qual a duração desses cursos mais ou menos? Se levar em média 1 ano, então dará 7 anos igual a UBA.. Obrigada. Poderia me enviar um email? aninha_abdenor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Ola tiago, sou formado em publicidade e pretendo ir p UNR, final de 2016 junto com minha namorada(graduada em quimica) para cursarmos medicina,poderia enviar p meu email os documentos necessarios? viniciust18@hotmail.com. E ja de antemão vc daria dica por exemplo de uma grana q ja devemos separar p ir p rosario tipo uns 10 mil cada p ñ passar aperto, ja fazer um curso de espanhol aqui? Etc.. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  42. Oi Thi pretendo fozer medicina na Argentina, ainda tenho dúvidas de UNR ou UBA, sou fisioterapeuta você sabe se elimino alguma matéria? Preciso de ajuda sobre as documentações, como proceder.... Você pode me ajudar?
    Meu e-mail: marinacypriano@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá, como está a questão da validade dos documentos para covalidação e entrega na matricula da UNR?

    ResponderExcluir
  44. Olá, thiago preciso muito da sua ajuda. E também se alguém ver este comentário pode entrar em contato comigo pelo email (marydias97@hotmail.com). Minhas documentações estão ficando prontas,
    pretendo ingressar na Unr, e estou esperando so as inscrições da universidade abrir para eu fazer a minha no MIU (módulo de inclusión universitária). Mas estou com uma grande dificuldade para achar moradia, ou apartamento mesmo ou alguma casa, que tenha ja, quartos disponíveis pra aluguel.

    ResponderExcluir
  45. Thiago oq ta faltando pra mim e saber a respeito de residência temporária, queria saber sobre o alojamento da unr eles aceitam estrajeiros?

    ResponderExcluir
  46. Olá, Thiago! Parabéns pelo blog, me tirou muitas dúvidas.
    Você pode me informar melhor por e-mail como funciona sua assessoria?
    Pretendo ir com meu namorado para Argentina no começo de 2016 ou segundo semestre, ele para trabalhar e eu para cursar medicina. Mas estamos em dúvida com relação à cidade.
    Você tem alguma informação sobre a Universidade Nacional de Córdoba?
    Meu e-mail é: abfiorenza@hotmail.com

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Thiago,
    Bom Dia!

    Tenho interesse, em contratar sua consultoria para cursar Medicina.
    Por favor, me adiciona no whatzapp 95981123855 e-mal: bermeo.katia9@hotmail.com

    Responder

    ResponderExcluir
  48. OK você disse que a universidade do Rosário não tem o numero de horas exigido pelo MEC para revalidar no Brasil o diploma.... e Ai como se faz?

    ResponderExcluir
  49. Bem, pretendo estudar medicina na UNR, Mas estou perdidinha quanto aos tramites. Sei que esse ano não consigo iniciar, correto?? E antes de ir o que devo fazer aqui do Brasil, devo procurar o Mec daqui para que eles me forneçam uma declaração para eu apresentar na UNR??
    Desculpa, mas estou realmente perdida.
    Também estou com medo pois dizem que lá nao tem as horas exigidas pelo MEC pra fazer o revalida, mas com a nova lei nao vai mais precisar certo? me ajude! victoriagomespianco@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Bem, pretendo estudar medicina na UNR, Mas estou perdidinha quanto aos tramites. Sei que esse ano não consigo iniciar, correto?? E antes de ir o que devo fazer aqui do Brasil, devo procurar o Mec daqui para que eles me forneçam uma declaração para eu apresentar na UNR??
    Desculpa, mas estou realmente perdida.
    Também estou com medo pois dizem que lá nao tem as horas exigidas pelo MEC pra fazer o revalida, mas com a nova lei nao vai mais precisar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho as mesmas duvidas Victoria. Será que podemos ir passando o conhecimento que obtivermos uma para a outra? Estou com planos de ir lá em julho com minha mae para conhecer certinho. Poderiamos ir conversando via email? Tô perdida igual você !! remarquesnasc@gmail.com

      Excluir
    2. eae meninas. também irei este ano para Rosário. as horas exigidas você pode complementar com mais aulas.. as inscrições começam no final do ano.. pretendo ir em novembro.. se vocês estiverem decididas a ir.. me mandem um email.. pois podemos nos juntar.. procurar uma rep ou um ap para alugarmos.. creio que se unirmos ficará mais fácil para correr atrás das coisas por lá. dr.lmedmariano@gmail.com esse é meu email.

      Excluir
    3. Bom dia!! Estou indo em novembro...vou estudiar na UNR. No meu caso contratei assessoria....tava perdida com os tramites. Quem tiver interesse em entrar em contato, meu e-mail maryzgoncalves@hotmail.com. Quero dividir apartamento!!

      Excluir
  51. Olá thiago boa noite!!!gostaria de saber se a UNR é gratuita ou teria algum custo cm mensalidades....grato

    ResponderExcluir
  52. Oi Thiago essa complementação de horas é feita após o término do curso ou pode ser junto? Estou preocupada com essa carga horária menor e como complementar depois e levar os mesmos 7 anos da UBA.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Thiago, como vc fez para ir estudar ai, vc contratou alguma assessoria ou foi por conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael, eu vim por conta mas hoje trabalho com assessoria para quem vem.

      Excluir
  54. Ola Thiago. Irei me formar no final deste ano e sei que preciso ter o certificado do ensino medio para entrar na faculdade. Mas queria começa-la ano que vem Como faço com o Miu? Quando poderei repor elee o acompanhamento com o medico que deveria ser em janeiro? Voce poderia me informar datas exatas se souber? Obrigada

    ResponderExcluir
  55. Thiago, o histórico de conclusão do curso é aceito no lugar do histórico escolar do ensino médio nas instituições federais?

    Att, Elias Lisboa

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elias.
      Não, as universidade só aceitam o Certificado de Conclusão apresentando o Histórico do Ensino Médio. Em alguns casos o Certificado está no próprio Histórico. Quando está separado deve apresentar os dois.
      Abraço

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Olá, meu nome é Samilla, sou casada e tenho 17 anos, Gostaria de saber quais documentos necessários no meu caso. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  58. Bom dia Thiago! Tudo bem ? Estou muito interessada em ir para a Argentina esse ano. Talvez para UNR, mas gostaria muito que você me falasse sua real opinião quanto a faculdade. Quero começar o curso de medicina o mais rapido possivel, como funciona o revalida para a unr? Se a UaI é melhor ou pior...
    Podemos conversar via email ? remarquesnasc@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. boa tarde Thiago vc saberia me informa o valor da mensalidade da Barcelo e da UAI????
    seria de grande ajuda saber os valores..

    ResponderExcluir
  60. boa tarde Thiago vc saberia me informa o valor da mensalidade da Barcelo e da UAI????
    seria de grande ajuda saber os valores.

    ResponderExcluir
  61. Olá Thiago,eu estou pensando em estudar veterinária na Argentina,mas estou com algumas dúvidas com relação a qualidade do ensino e os trâmites pra eu poder exercer a profissão aqui no Brasil.Você pode me ajudar?meu e-mail é paula-r-m@live.com

    ResponderExcluir
  62. Olá!!! Você poderia me passar teu e-mail pra conversamos melhor? Esse ano de CERTEZA vou à Argentina estudar medicina na UNR, mas preciso de uma ajuda nos documentos, tens como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Nosso email é: pegasusassessoria@hotmail.com
      Obrigado.

      Excluir
  63. fala Tiago, parabens pelo blog, sou veterinario e gostaria de fazer medicina na UAI ou no HOSPITAL ITALIANO. Vc sabe me dizer se consigo eliminar algumas matérias? E tambem se consigo trabalhar com veterinario em Rosario?
    meu email lucasreaes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Oi Thiago, parabéns pelo blog, muito construtivo e esclarecedor! Gostaria de saber sobre sua assessoria. Meu e-mail: daianecaires.personalnutri@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. oi Thiago necessito da sua assessoria meu
    e-mail:ludimillaveloso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Eu estou com 100% de certeza em querer ir para UNR, gostaria de ajuda e bastante esclarecimentos a cerca de todo o processo, já que é algo tão sério. heitorbrx@gmail.com, este é o meu email, se puder por favor me manda informações e como são os valores da tua assessoria.

    ResponderExcluir
  67. Olá estou querendo ir estudar medicina, só que ainda tenho muitas duvidas como por exemplo sobre as horas a UNR não tem o mínimo de horas exigidas pelo MEC para fazer o exame de revalidação? ou seja não consigo o revalida para atuar no Brasil? Pode me orientar com relação a isso...desde já agradeço sua atenção. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  68. De tudo que já li o seu blog é o melhor, minha filha termina o ensino médio em 2017. Então queria saber qual o mês a gente pode dá início no processo. E até agora ela não consguiu se decidir entre Uba ou Unr.pois são bem diferentes.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  70. Olá Thiago me mande um email por favor, gostaria de saber sobre sua assessoria: vanpslima@gmail.com

    ResponderExcluir
  71. Olá Thiago!
    Estou no segundo ano de Enfermagem aqui no Brasil,mas meu sonho mesmo é fazer Medicina.. Pretendia trancar minha faculdade aqui no Brasil e começar a estudar na UBA no ano que vem, será que tem a possibilidade de eu terminar a faculdade de Enfermagem aí na Argentina e começar a de Medicina ao mesmo tempo? (mesmo sendo puxado, é claro) ou será que eu poderia aproveitar algumas matérias de Enfermagem em Medicina?
    Se puder responder no meu email: arianie.sch@outlook.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Olá Thiago. Tenho muitas dúvidas... Alguém que não saiba muito de espanhol ou quase nada.Se empenhar bastante consegue se sair bem na UBA. Vc conseguiu passar no CBC no primeiro ano?
    Desde já muito obrigado. Tenho interesse em iniciar o cbc em março de 2018

    ResponderExcluir
  73. Olá, me falaram que a MNR entra muito em greve, isso é verdade?

    ResponderExcluir
  74. olá Thiago, sou acadêmico do quarto ano de odontologia.vc teria como informar se existe a possibilidade de eu usar créditos de algumas matérias para o curso de medicina na UNR? E qual a data certa para ingressar na referida faculdade?

    ResponderExcluir
  75. Olá boa noite? estou pretendendo ir pra UNR em novembro, mas ainda tenho muitas duvidas sobre a carga horária, enfim após o término do curso essas horas fazem falta ou não ? da problema na hora de fazer a revalida?

    ResponderExcluir
  76. Olá, parabéns pelo blog!
    Mas tenho um duvida, a carga horaria inferior da UNR em relação as demais não interfere no processo de revalida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Não interfere não.
      Inclusive já tem médicos trabalhando no Brasil e que não precisaram completar as horas faltantes.

      Excluir
  77. Olá Thiago gostaria de saberse ainda dá tempo de emitir os documentos para estudar na UBA e fazer a inscrição em novembro. Meu email é giovanicarbonera@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Giovani, ainda dá tempo sim. Te mandei um email.
      Abraço
      Thiago Lima
      Pegasus Assessoria

      Excluir
  78. Eu gostaria de saber se entrando pela UNR, dá para transferir para a UBA depois?

    ResponderExcluir
  79. Estudando nessa UNR da para transferir para alguma faculdade da Europa, como Espanha ou qualquer outro país.
    Essa UAI tem o CBC ou e MIU?
    A UAI è mais fácil de cursar q a UNR e a UBA?
    Obrigada!

    ResponderExcluir