sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Custo de vida em Buenos Aires V - Compras no mercado



Pessoal, chegam muitas perguntas por email sobre o quanto se gasta em um mercado em Buenos Aires (gastos com alimentação e outras perguntas parecidas). Então eu resolvi fazer este post com os valores exatos das minhas duas últimas compras.

Vou seguir a seqüência que os produtos estão na Nota Fiscal.

Lembrando que os valores estão em PESOS!!!!!!

E como eu não conheço quase nenhuma marca (sim, são diferentes as marcas do Brasil e da Argentina) eu compro quase sempre a marca mais barata!!!
Vamos lá:

SEMANA 1 (de 26 de março a 01 de abril) - Hipermercado JUMBO:

- Papel Higiênico de 4 rolos de 50m, folha simples, marca "Higienol":  $ 12,74
- Sabonete Lux:  $ 14,00
- Achocolatado Toddy de 250g:  $ 16,70

- Carne para bife (roast bife), a mais barata:  $ 40,00
- Requeijão* CasanCream 400g:  $ 12,79
 
* não é um requeijão de verdade, mas dá pra enganar...

- Sabonete Líquido Life Equate:  $ 18,40
- Maionese Hellman's 400g:  $ 9,50
- Iogurte marca Sancor, potinho individual:  $ 5,30
- Creme de leite 200g:  $ 9,00
- Biscoito tipo "cookie" da Toddy:  $ 5,50
- Leite de 1 litro:  $ 6,90
- Iogurte com 2 potinhos Danoninho:  $ 7,95
- Doce de leite, o mais barato:  $ 9,99
- Pão de forma, o mais barato, 540g:  $ 17,99
- Pêra, 1,0kg:  $9,60
- Caldo de carne, o mais barato:  $ 7,90
- Macarrão Parafuso:  $ 7,80
- Carne moída, 1,0kg:  $ 26,00
- Batata 1,0kg:  $ 5,10 (batata tbm é barato!!!)
- Tomate, o mais barato, 1,0kg:  $ 11,50
- Iogurte de saquinho, 1 litro:  $ 12,50
- Geléia de morango, 340g, a mais barata:  $ 13,00
- Lentilha em lata 350g:  $ 8,75
- Ervilha (lata):  $ 3,70
- Torrada, pacote com 150g:  $ 10,55
- "Requeijão"* Mendicrim 400g:  $17,00

* é parecido com o CasanCream, dá pra enganar... Mas não é requeijão!

- Coca-Cola 1,5 litros:  $ 12,50





- Coca-Cola 1,5 litros retornável:  $ 11,00

  Algumas análises...

1) INFLAÇÃO: A Argentina vive um período de inflação grande, em torno de 31,5% ao ano, tem que ficar esperto com isso! Dá pra acompanhar a "inflação verdadeira" de perto neste site aqui: http://www.inflacionverdadera.com/

2) NO FINAL DO MÊS... As coisas não são absurdamente mais caras que no Brasil e existem, sim, coisas mais baratas! Porém, convertendo em reais, dá pra ver que cada coisa sai "um pouquinho" mais cara do que no Brasil... Então, juntando tudo você vai ver que esse "pouquinho mais caro" acaba saindo um monte a mais de gastos no seu bolso no final do mês.

Foi isso que eu quis dizer no post 35 "É CARO VIVER EM BUENOS AIRES?"

3) CUSTO x BENEFÍCIO: Tem que saber procurar preços bons, produtos com custo X benefício bom.. Essas coisas. Por exemplo, os mercados Jumbo, Disco, Carrefour e Dia dão "cupons" de desconto para sua próxima compra dependendo do valor da sua compra e dos produtos que você pega. E tem muitos cupons com DESCONTO DE 15% NA SUA PRÓXIMA COMPRA! Aí é só olhar a validade e usar o cupom!!!

PS: Na hora de ir pra casa, se for de táxi é bem barato, mas tomem cuidado com os taxistas que trocam o dinheiro por nota falsa, então gaste as notas de 100 e 50 em restaurantes e mercados e pague o táxi com notas baixas...

4 comentários:

  1. Oiii, tudo bem? Olha primeiro eu queria agradecer, já que o seu blog anda me ajudando muiiiiito, pq pretendo ano que vem ir pra buenos aires fazer medicina na UBA, então eu queria tirar uma dúvida, você sabe se é preciso ser feita uma procuração no cartório, para poder autorizar meu namorado a levar meus documentos no "MEC" aí de Buenos Aires?? se sim você acha que devo legalizar essa procuração pelo MRE aqui no Brasil tbm, já que já vou mandar um monte de documentação?? e por ultimo é possível ser feita uma procuração também para que minha inscrição no CBC seja feita pelo meu namorado, ou precisa necessariamente ser presencial??

    obrigadaa, aguardo resposta,
    qualquer coisa meu e-mail: nicole_pedrosa12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nick, td bem e vc?
    Legal, fico feliz de saber q o blog ajuda as pessoas...
    Demorei pra responder pq tava me assegurando de uma resposta pra te dar.
    Pelo que pesquisei nao precisa de nenhuma procuração, mas se qser, nao custa né... ja q vai mandar documentos manda tbem. Assim vcs nao correm nenhum risco de perder algum turno por falta de documento. Ele pode fazer os tramites do MEC e do CBC tbem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Por favor me diga o valor do litro da gasolina na Argentina , penso em dar umas voltas por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos postos da Shell aqui na capital, hoje está $11,98 o litro da gasolina comum e $13,56 gasolina premium.
      Abraços

      Excluir